Assisti ontem ao filme Laranja Mecânica – The Clockwork Orange–, filme que se tornou um clássico do cinema e um dos filmes mais famosos e influentes de Stanley Kubrick.
A história do jovem Alex é muito boa, e o filme é merecedor das 4 indicações ao oscar e globo de ouro. Gostei muito, apesar de me deixar com enjôo. O legal também são as gírias que eles usam, chamada de nadsat – inventada pelo autor Anthony Burgess.
Encontrei algumas curiosidades sobre Laranja Mecânica:
- Basil - a cobra - foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell – Alex - tinha medo delas.
- Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.
- A banda Sepultura lançou, no início de 2009, o Álbum A-lex, inspirado inteiramente no livro, inclusive todos os títulos das músicas têm relação com a obra de Anthony Burgess.
- A canção "Singing in the rain", cantada por Alex durante a cena em que ele e seus colegas violentam uma mulher na frente de seu marido, só está no filme porque esta era a única música que Malcolm McDowell sabia cantar por inteiro.
- O livro em que Frank Alexander trabalhava quando Alex e sua gangue invadem sua casa chamava-se "A clockwork orange".
- Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
Laranja Mecânica nos Simpsons:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.