quarta-feira, agosto 11, 2010

Mafalda

As tirinhas da Mafalda têm muito mais por trás delas do que apenas humor. Com certeza quando algumas crianças que as veem e não acham divertidas é porque não entendem o verdadeiro significado.
A personagem do argentino Quino é uma menina muito esperta, gosta dos Beatles e metida a querer saber de tudo, cheia de dúvidas sobre o universo, a humanindade, etc. Tem uma amiga chamada Suzanita que é uma menina hipócrita que só quer saber de crescer, casar e ter filhos. O Manolito e o Filipe também são amigos da Mafalda.
Contudo, as tirinhas tem muito mais um significado contextual, em muitas não dá pra entender se você não estiver atento ao que está acontecendo ou aconteceu no mundo. Como mostra a tirinha a seguir.



Provavelmente após uma discussão, Manolito diz à Mafalda e Filipe, que eles estão enganados se acham que ele vai gostar dos Beatles só porque eles são milionários. Sai andando contestando que admira "os caras" da Wall Street, pois eles sim são milionários e fazem o mundo inteiro dançar, já os Beatles fazem apenas os jovens. E Manolito termina sua argumentação dizendo que "os caras" da Wall Street não precisam usar guitarras para isso.
Portanto, não seria possível compreender a ingenuidade de Manolito se não soubéssemos que os caras da Wall Street são economistas que lidam com a Bolsa de Valores. A DowJones que é uma das mais importantes do mundo fica em Nova York e foi criado pelo editor do The Wall Street Journal. E os índices das bolsas de valores fazem, muitas vezes o mundo dançar, como aconteceu em 1929 e recentemente no final de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.