terça-feira, agosto 10, 2010

"Cada macaco no seu galho"


2010 é um ano agitado no Brasil. Teve copa do mundo, e apesar do Brasil não ter chegado às quartas de finais, um evento deste tamanho move o mundo inteiro mais do que qualquer outro esporte. E este ano foi ainda mais especial por ser a primeira vez em um continente africano, um continente com os menores índices de IDH, de PIB, e ao mesmo tempo muito rico em minérios e petróleo. Na África países como Angola, África do Sul, Argélia, Líbia, Marrocos possuem riquezas; a Angola é um dos países que mais exportam petróleo. Contudo, a colonização europeia deixou de herança um continente pobre. Traficando escravos e abusando das riquezas do local sem pagar nada pelo que extraíam. E desde então os africanos não conseguiram se reerguer. Atualmente a China está investindo na África, mandando profissionais, e o Brasil também passará a importar mais produtos africanos.
E apesar de todos esses e outros problemas (doenças como HIV, onde 2/3 dos soropositivos do mundo se encontram) eles conseguiram fazer uma copa espetacular, que deixará muitas lembranças como a famosa bola Jabulani que significa "celebrar", as vuvuzelas que deram o que falar como as zebras da copa, e principalmente um final inédito entre Holanda (que desclassificou o Brasil) e Espanha, com vitória para o time luso europeu. Não podemos deixar de lembrar dos belos estádios, o principal, Soccer City em Johannesburgo que foi o local de estréia e encerramento da copa...
Contudo, isso permite nos perguntar porque nós, próximos anfitriões não conseguiremos também fazer uma boa copa? Não há dúvidas que o Brasil é um país muito mais rico que a África do Sul, mas onde está o interesse? Os africanos encantaram o mundo mostrando a alegria e o orgulho que eles tinham de sediar uma copa do mundo. Já aqui no Brasil, até hoje os estádios estão parados. Não há movimentação, interesse dos poderes em melhorar o país para esperar os milhões de turistas que virão prestigiar a copa do mundo de 2014.
O estádio do Morumbi já não fará mais parte dos estádios que receberão jogos na copa por falta de iniciativa. Não fizeram nada para melhorá-lo, não conseguiram entregá-lo até o prazo estabelecido pela Fifa para a fiscalização...
Os aeroportos têm problemas de infraestrutura e até algumas viagens nacionais causam o maior caos e ficam incontroláveis. As pistas não têm espaço para mais voos, os aviões não têm lugar para esperar, ficam na fila para decolar. Nos últimos 4 anos o número de passageiros quase dobrou (principalmente porque o preço da passagem, com o aumento de empresas aéreas, diminuiu, fazendo com que mais pessoas de classe média e classe baixa conseguissem comprar passagens) e a estrutura continua a mesma. Então como será daqui 4 anos?
E a resposta está justamente nessa outra agitação que o Brasil terá em 2010. Em outubro teremos eleições para presidente, e eles resolveram pensar nesses assuntos apenas depois de passar o período pré-eleição. Agora basta nós, cidadãos, votarmos no melhor para o Brasil (se é que esse melhor existe). Os nossos problemas passarão para as mãos de outra pessoa em breve. É preciso que essa pessoa saiba o que fazer para deixarmos de ser prejudicados e mal vistos no mundo a fora.
Eu não sei qual é a visão das pessoas a respeito do Brasil mundo a fora. Mas o que a grande maioria pensa, é que só sabemos jogar futebol, pular carnaval e todos temos um lindo macaco de estimação em casa. Parece que é só festa. E será que não é mesmo? Será que não é o "jeitinho brasileiro" de ser? Nas últimas semanas, Silvester Stalone deu uma declaração polêmica sobre o Brasil, o que causou uma grande repercussão principalmente no Twitter. Stalone teria dito que aqui no Brasil damos macacos como forma de agradecimento.
Precisamos mudar essa visão sobre o nosso país. E teremos duas grandes oportunidades pela frente: a copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. E tudo depende apenas de outubro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.