quarta-feira, março 10, 2010

"...mas no fim da noite, aos pedaços, quase sempre voltam pros braços de suas pequenas, Helenas."


Hoje tive uma aula sobre a mitologia grega. A melhor e a primeira que tive até hoje.
É claro que todo mundo sabe mais ou menos a história da Guerra de Tróia, e quem não sabe é só ler a Ilíada ou a Odisséia, de Homero. Mas é claro que ninguém quer ler. Pelomenos não eu. Então é por isso que agradeço muito ao professor que me fez o favor de contar de um jeito divertido.

Tudo começa onde a maioria das brigas começa: por causa de uma mulher. Se ela tá no meio, estava no começo ou estará no fim da história não importa. Mas ela estará lá.
Helena era a mulher mais bela do mundo e todos queriam ficar com ela. Quem a conquistou foi Menelau, o rei de Esparta, após uma disputa com os outros Deuses que a desejavam. Antes de tudo todos fizeram um tratado de lealdade a quem ganhasse o troféu Helena, de protegê-lo. Aquiles foi o único que ficou de fora da disputa, pois todos sabiam que ele era o mais forte.
Discórdia não foi convidada para a festa de casamento de Peleu e Tétis, e para se vingar, deixou escondida uma maçã no centro da mesa com a escrita: "Para a mais bela".
Ela conseguiu dar um 'gás' na festa. Todas as Deusas se consideravam a mais bela, ora bolas. Então Afrodite, Atena e Hera deixaram para Zeus que escolhesse. Zeus não querendo se comprometer, deixou a responsabilidade para o mais belo dos mortais. Páris.
Páris era o filho bastardo do rei de Tróia. Depois que um adivinho disse a seu pai que ele destruiria Tróia, para não matá-lo, o abandonou. Então ele era agora um pastor e de nada sabia.
Então, Páris tinha uma difícil escolha pela frente. Se escolhesse uma Deusa, teria outras duas inimigas. Então decidiu que, a que mais o agradace ganharia a maçã. E depois de contar a ele o seu passado - sem querer fofocar, é claro -, Afrodite prometeu o amor da mais bela mortal, e ganhou a maçã.
Em uma de suas viagens diplomáticas a Esparta, a mandado de seu pai, Páris encontra-se com Helena. Os dois fogem para Tróia, para a ira de Menelau.
E é aí que tudo continua ! Os Deuses armarão uma batalha para conseguir Helena de volta. Aquiles tentará vingança pela morte de seu AMIGO, mas levará uma flechada no calcanhar, seu ponto fraco. E ainda terá o cavalo de madeira que os gregos darão de presente aos troianos e os destruirão durante a madrugada.



VIU como é legaaaal. Para entender melhor ainda, tem vários filmes nas locadoras. Tróia (2004) não é o mais recomendado, poréémmm o Páris é o Orlando Bloom e o Aquiles é o Brad Pitt. Eu recomendo.


P.S: O título é da música "Mulheres de Atenas" do Chico Buarque. Não tem nada a ver com gregos e troianos, mas é linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.